Política de privacidade

1. Considerações iniciais

A Fundação Mendes Costa reconhece a importância de se garantir a privacidade e a proteção dos dados dos usuários e visitantes do seu site oficial, e redes sociais.

Com o objetivo de sermos transparentes, a presente Política fornece detalhes sobre como coletamos e processamos seus dados pessoais ao interagir conosco através do nosso site,https://www.fundacaomendescosta.org.br e redes sociais de terceiros (Facebook, Twitter e Instagram) ou através de atendimento telefônico que tenha por finalidade a resolução de demandas dos nossos usuários sobre informação, dúvida, reclamação, suspensão ou cancelamento de contratos e dos nossos serviços.

2. Como coletamos suas informações

A Fundação Mendes Costa poderá coletar suas informações das seguintes maneiras:

• Quando você entra em contato conosco por meio do nosso canal “Fale com a gente “em nosso site;
  • Quando você navega em nosso site;
  • Quando você entra em contato conosco pelo canal “Como ser um parceiro”
  • Quando você interage conosco nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter;

3. Quais informações coletamos

As informações pessoais que poderão ser coletadas pelo canal “Fale com a gente ” são:

• Nome;
  • Endereço completo;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Celular;
  • Arquivo que o usuário poderá enviar que, eventualmente, poderá conter dados pessoais.

As informações pessoais que poderão ser coletadas pelas redes sociais de terceiros são:

• Nome de usuário;
  • Informações que você compartilhe com o público;
  • Publicações e comentários que você envie para nós.

As Informações pessoais que poderão ser coletadas pelo canal “ Como ser um parceiro” são:

• Nome;
  • Endereço completo;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Celular;

4. Finalidade do tratamento de dados pessoais

Desde o primeiro momento em que você interage conosco, coletamos dados pessoais e adotamos medidas de preservação e proteção. Além disso, deixamos claras as finalidades para as quais utilizamos seus dados.

Há situações em que você nos fornecerá seus dados pessoais, e em outras coletaremos de forma automática:

QUANDO VOCÊ NAVEGA EM NOSSO SITE

Coletamos dados pessoais a partir da sua navegação e/ou interação em nosso Portal.

Você pode se cadastrar em nosso Portal para se voluntariar em algum dos nossos Programas ou Projetos sociais e, se for do seu interesse, também pode fazer doações para a Fundação Mendes Costa.

QUANDO GERIMOS NOSSOS PROGRAMAS OU PROJETOS SOCIAIS

Coletamos dados pessoais para compreender o retrato dos participantes dos Programas e Projetos sociais, especialmente quando realizamos pesquisas e avaliações das atividades em andamento.

QUANDO VOCÊ SE CANDIDATA PARA TRABALHAR CONOSCO EM UMA DE NOSSAS VAGAS EMPREGO

Coletamos dados sobre você quando se candidata para trabalhar conosco em uma de nossas vagas disponíveis, através do nosso e-mail.

QUANDO VOCÊ SE CANDIDATA PARA TRABALHAR COMO VOLUNTÁRIO EM UMA DE NOSSAS ATIVIDADES

Coletamos dados sobre você quando se candidata para trabalhar como voluntário em uma de nossas atividades. A coleta se dá por meio de questionários e contratos.

PARA NOS COMUNICAR COM VOCÊ, DE ACORDO COM SEU INTERESSE

Durante as nossas atividades, coletamos dados sobre você, seja quando realizamos nossos Programas ou Projetos sociais, como também quando você se cadastra em nossas redes sociais. A partir da sua expectativa e sempre de acordo com seu interesse, nos comunicamos e nos relacionamos com você.

6. Interação com terceiros

Informações poderão ser compartilhadas para fins de cumprimento de obrigações legais/regulatórias, com o objetivo de viabilizar a prestação de nossos serviços e para propósitos legítimos da FMC, exceto nos casos de prevalecerem direitos e liberdades fundamentais do titular.

Seremos sempre transparentes com relação a qualquer compartilhamento.

A Fundação Mendes Costa poderá coletar dados de menores de 18 anos no âmbito do desenvolvimento de nossos projetos, especialmente quando um menor de idade se cadastrar como voluntário ou como participante de um projeto ou programa social. Nesse caso seguiremos rigorosamente as disposições do art. 14 da Lei Geral de Proteção de Dados, inclusive obtendo o consentimento específico de ao menos um dos responsáveis legais.

7. Medidas de segurança e prazo de retenção

A Fundação Mendes Costa  adotará as medidas técnicas e administrativas aptas a proteger os seus dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão, assim como para prevenir a ocorrência de danos pelo tratamento.

Além disso, manteremos os dados pessoais tratados até a finalidade ser alcançada ou até quando os dados deixaram de ser necessários ou pertinentes ao alcance da finalidade específica almejada, valendo-se do devido processo eliminação ou anonimização dos dados, se for o caso, no âmbito e nos limites técnicos das atividades.

Para os casos em que houver disposição legal sobre forma de tratamento, prazo de retenção e prestação de contas, observaremos os requisitos legais para tratar os seus dados.

8. Marketing

Podemos tratar as informações que coletamos pelo nosso site para entrar em contato com você por e-mail e fornecer detalhes sobre nossos e serviços que acreditamos ser do seu interesse.

O usuário poderá, a qualquer momento, solicitar o descadastramento da nossa base de dados para fins de marketing através da opção de “opt-out” ao final dos e-mails.

9. Encarregado pelo tratamento de dados pessoais

O setor administrativo da Fundação também é responsável por monitorar a conformidade da organização com disposições de privacidade e proteção de dados pessoais, além de disseminar internamente a cultura de proteção de dados.

O setor administrativo da Fundação atua também como um ponto de contato entre os titulares de dados e a FMC, bem como entre autoridade nacional de proteção de dados (ANPD) e a FMC.

Para entrar em contato envie um e-mail para privacidade@fundacaomendescosta.org.br

10. Direitos dos titulares

Nossa intenção é tornar a relação com todos os usuários o mais transparente possível!

Para tanto, informamos que qualquer usuário dos serviços da Fundação Mendes Costa ou a pessoa que já se relacionou de alguma forma com a Fundação Mendes Costa é titular dos seguintes direitos:

1- Confirmação de tratamento de dados pessoais: direito do usuário de confirmar, perante a FMC  a existência de atividades de tratamento de seus dados pessoais;

2- Acesso às suas informações pessoais através de declaração simples emitida pela FMC fornecida no prazo de até 15 (quinze) dias, contados da data do requerimento do titular: a FMC verificará se existe em sua base de dados alguma informação pessoal do titular, e prestará os devidos esclarecimentos;

3- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados: o direito de retificar dados pessoais imprecisos, bem como ter dados pessoais incompletos ou inexatos retificados e atualizados pela FMC;

4- Eliminação ou anonimização de dados desnecessários e/ou excessivos: é direito do usuário ter determinadas informações pessoais a seu respeito apagadas ou anonimizadas, quando possível; e

5- Opt-out: o usuário poderá, a qualquer momento, solicitar o cancelamento de sua inscrição em boletins informativos e serviços que não desejar mais, bem como requerer o encerramento de seu cadastro.

11. Considerações finais e contato

Podemos alterar, a qualquer tempo, os termos desta Política.

Caso haja alguma alteração, a nova versão será imediatamente divulgada em nosso site e mídias sociais, além de ser informada através da nossa lista de contatos por e-mail.

Quaisquer dúvidas no que tange à presente Política poderão ser enviadas ao endereço eletrônico  privacidade@fundacaomendescosta.org.br

Apoie sonhos: seja um parceiro

Faça a diferença. Junte-se ao nosso propósito.

Quero ser um parceiro